20 dicas para melhorar sua carreira


Não existem fórmulas milagrosas e nem sempre o que funciona para um funciona para outro. Sempre desconfio de alguém que tenta me vender uma solução milagrosa para qualquer coisa. Somente aprendizado, dedicação, comprometimento, consistência, talento e porque não dizer um pouco de sorte podem trazer resultados em nossas carreiras. Muito do que vamos aprender será utilizando o velho método de tentativa e erro, e de observar outros que trilharam este caminho cheio de obstáculos. Não existe fórmula mágica nem receita infalível, mas alguns ingredientes são comuns a todos e, se forem bem aplicados, podem gerar resultados. Aqui cito alguns deles. Caso tenha alguma dica, não deixe de postar também.

1-Portfólio

Esqueça as câmeras, os cursos que você fez ou seus computadores, estes são apenas ferramentas de trabalho. O resultado de seu trabalho tem que estar em seu Portfólio, é nele que você vai mostrar toda a sua visão como fotógrafo, qualidade como profissional e sua essência como artista. O seu portfólio é o que você tem de mais importante, por isto, dedique tempo na preparação, montagem e apresentação dele. Seja criativo, mas não exagere: as imagens têm que prevalecer mais do que a pasta. Tenha orgulho de mostrar seu portfólio e mostre sempre que puder. Assim como nós vamos mudando com o tempo, não tenha medo de mudar. Seu portfólio deve representar você hoje e não o que você fazia a 10 anos atrás.

2-Investimento

Se você está começando agora, prepara-se para investir mais do que ganhar, isto pelo menos nos primeiros anos, o investimento em marketing, equipamento e conhecimento é uma constante, não existe negócio sem investimento, lógico que tem como trabalhar com o mínimo de investimento, mas uma coisa que aprendi em Las Vegas foi que o valor do prêmio é sempre proporcional ao valor da aposta. Ou seja quanto mais investir mais você pode ganhar. Ao contrário dos jogos, neste caso você pode correr menos riscos planejando o máximo que puder.

3-Equipe

Tenha uma equipe bem preparada para tudo, busque profissionais que tenham uma sinergia criativa com você. Nem sempre trabalhar com alguém porque é mais barato ou mais caro é uma boa solução, procure conhecer bem o profissional antes do dia da foto, além da qualidade de trabalho busque um bom entrosamento pessoal, isso pode evitar problemas no dia da foto, por exemplo, descobrir que a produtora tem um gênio explosivo e gosta de gritar com a equipe dela no set. Sua equipe deve trabalhar em parceria com você e sempre a favor de seu cliente visando o objetivo principal que é fazer a melhor foto possível.

4-Tenha Objetivos

Se não sabemos onde vamos, qualquer caminho serve. Ter objetivos ou metas, como preferir chamar, são fundamentais em qualquer atividade econômica. Uma palavra que você vai ler em qualquer livro de negócios e vai escutar da boca de qualquer empresário: Saiba o que você quer, tenha isto bem definido em sua cabeça, seja minucioso, saiba detalhes, ponha tudo no papel e defina um tempo em que você pretende conseguir. Não importa o que é, pode ser uma câmera, um estúdio ou algo direcionado a carreira como fotografar para uma revista, empresa ou até uma pessoa. Saiba o que você quer e vá atrás.

5-Motivos

Motivo + Ação = Motivação, não adianta definir o que você quer se isto não tem a menor importância para você. Seus objetivos devem ter um valor pessoal para você, senão qual seria a razão de correr atrás? Saiba o que você quer e porque isto é importante para você e lembre-se disto cada vez que tomar uma decisão, fazer uma escolha ou enfrentar um problema. Nossa motivação é a principal energia que temos e que faz com que busquemos o que sonhamos.

6-Planejamento

Pegar um carro e sair estrada a fora é, sem dúvida nenhuma, uma aventura, principalmente se não temos destino certo. Mas se queremos chegar em algum lugar que não conhecemos, e temos um horário para estar lá, sair sem um mapa e um bom plano de viagem é simplesmente burrice. Com certeza não queremos isto para nossas carreiras, sabemos onde vamos porque vamos e quando queremos chegar lá, então agora basta planejar nossa viagem, preparar as malas e partir. Tenha planos de marketing bem definidos, se algo não der certo tudo bem, avaliamos e mudamos o plano, um bom planejamento é escrito a lápis e não a caneta. Seja fiel aos seus objetivos e planeje bem o seu caminho até eles.

7-Seja criativo

Todos dizem que o Brasil saiu da crise e está melhorando muito, mas parece que isso não vale muito para a fotografia, nossa profissão que já era difícil ficou bem mais difícil do que antes. Os concorrentes aumentaram, bancos de imagem proliferam como bactérias na internet, alguns vendendo fotos por 1 real, fora o abuso geral das leis de copyright, se precisar uma foto, basta apenas baixar da internet, obrigado Google. Crise atrás de crise, contudo quando eu saio na rua e vejo fotos e mais fotos, as pessoas continuam casando e mães fazendo fotos de filhos, o mercado não parou, só mudou, se transformou e muitos fotógrafos utilizam da criatividade para conquistar novos clientes. Michael é um fotografo de retrato e arquitetura nos Estados Unidos http://www.michaelalbany.com/. No alto da crise Michael teve uma idéia solidaria, resolveu ajudar executivos desempregados se oferecendo para fazer fotos deles de graça, para que possam agregar em seus currículos e perfis online. A Idéia de Michael não era apenas ajudar as pessoas, mas ele sabe que uma hora ou outra aqueles executivos iam estar empregados novamente e eventualmente isto traria algum retorno para ele. Michael, além de ter ajudado várias pessoas, também criou relacionamentos com aqueles profissionais. Seja criativo na promoção de seu negócio, surpreenda as pessoas. Isto gera negócios e cria relacionamentos que podem gerar resultados em curto, médio e longo prazo.

8-Redes sociais

Eu já devo ter lido centenas de matérias de como usar as redes sociais para alavancar negócios. Eu sinceramente acredito que o uso desta ferramenta ajuda a promover o seu nome e seu trabalho se for usada com bom senso. Não saia por ai adicionando todo mundo sem ter um porque, peça para amigos apresentar mais pessoas chaves e futuros clientes, organize as pessoas em grupos, seja objetivo em sua comunicação e mostre muito o seu trabalho, seja criativo e ativo, porém nunca chato e insistente.

9-E-mail Promo

Uma das melhores ferramentas na promoção de seu trabalho. Utilize-o com sabedoria e bom senso, mantenha um Mailing list atualizadas, separe por grupos como clientes ativos e prospectados. Mantenha dados de quem é quem. Utilize serviços de e-mail promo online como o Mailchimp, entre outros. Assim você pode ver que abriu, quem não abriu, quem quer sair da lista, quais voltaram e quantos entraram em seu site. Tenha uma mensagem simples e sempre adicione uma ou algumas imagens. No assunto, seja direto: Coloque coisas como, “Meu novo trabalho para cliente tal” “Conheça meu portfolio” entre outras. Mande pelo menos uma vez ao mês, evite mandar muitas vezes, tenha sempre bons motivos para mandar, clientes que recebem a mesma mensagem tendem a achar insistência. Acredite no poder do email, ele realmente funciona.

10-Site

Tenha um site que valorize o seu trabalho, seja simples e objetivo. Lembre-se de ter sempre a sua informação de contatos fáceis de acesso. O seu site não é apenas um portfólio, mas também um instrumento de vendas. Se você trabalha com clientes diretos tenha valores e preços em seu site ou pelo menos uma idéia. Divulgue o seu site e sempre mantenha atualizado. Sempre tenha dados de acesso e analise o desempenho do seu site constantemente.

11-Blog

Tenha um Blog que fale do seu trabalho e do que circula em sua carreira, tenha assuntos interessantes e nem sempre apenas sobre você, coloque o que te inspira o que você acha interessante. Lembre-se que o seu Blog é uma rampa de acesso para o seu site e também um instrumento de vendas e promoção. Convide seus clientes para acessar ou fazer parte de seu Blog, um ótimo exemplo de uso de Blog é o dos fotógrafos gaúchos Carol Heinen e Thiago Peraça (Pixel Imagem Digital) http://www.pixelimagemdigital.com/blog/ Ótima maneira de como promover seus trabalho com bom conteúdo e de forma clara e objetiva e que interesse ao seu público alvo.

12–Money talk

Esteja sempre preparado na hora de falar sobre dinheiro. Não existe nada pior que dizer para o cliente que você não sabe quanto cobrar. Nem venha com aquele velho truque de ir perguntando o quanto de verba ele tem. Esteja preparado para falar de números. Se o cliente pedir um valor aproximado saiba mais ou menos quanto o projeto dele pode custar, deixe claro que isto é uma estimativa somente. Nunca deixe a “bola quicando” quando a conversa for sobre valores, isto não só abre espaço para clientes espertalhões se aproveitarem como também cria insegurança em outros clientes. Imagina você ir no dentista e ele não saber o quanto vai custar o seu tratamento. Você ficaria preocupado não ficaria?

13- Você em 30 segundos

Aprenda a definir o seu trabalho em 30 segundos. Em certos momentos quando temos a oportunidade de fazer um bom network e alguém nos pergunta o que fazemos, muitos respondem, eu sou fotógrafo, alguns adicionam coisas como, eu sou fotógrafo publicitário, ou jornalístico ou comercial e por ai vai. Pense bem o melhor que você pode dizer é eu sou fotógrafo? Eu tenho certeza que não, por isto tenha um pequeno discurso de 30 segundos que defina o que você é e o que faz. Principalmente se você trabalha com o mercado publicitário, estas pessoas vendem de pasta de dentes a carros em comerciais de 30 segundos. Pense em um pequeno discurso, pratique em casa algo como, “Ola, eu sou fotógrafo e me especializei em fotos de crianças. Já trabalhei em algumas campanhas e agora trabalho num projeto pessoal onde fotografo crianças autistas. Você sabia que o autismo atinge 2 milhões de brasileiros e entre crianças é mais comum que o câncer?” Este é só um exemplo de uma pequena apresentação que com certeza vai marcar mais que apenas dizer, oi eu sou fotógrafo comercial. Ninguém melhor que você para definir o que você faz.

14-Hoje não é amanhã

Estar trabalhando hoje não quer dizer que estará trabalhando amanhã. Muitos fotógrafos quando entram num ritmo de trabalho esquecem de continuar a se promover, deixam de lado o que estavam fazendo para se concentrarem no trabalho, o que é compreensível, porém, separe um dia da sua semana, ou apenas algumas horas para fazer um trabalho de promoção, mandar emails, atualizar blog, prospectar novos clientes. Como sempre digo, mercados são volúveis e estão em constante movimento. Mantenha-se sempre ativo. Pense que nem a Coca Cola que mesmo sendo líder absoluta de mercado não deixa nunca de anunciar.

15 -A Voz do povo

Escute seus clientes, não importa que tipo de trabalho você faz, em todas as áreas o cliente é a peça chave. Eu sei que para nossos inflados egosfotográficos o cliente devia escutar agente e não o contrario, mas a verdade é que não vivemos num mundo perfeito e se quisermos ganhar o leitinho das crianças, devemos ouvir sempre o que nossos clientes tem a dizer. Você pode ficar surpreso com a quantidade de boas dicas que você pode receber. Eu sempre falo da importância de criar relacionamento com seus clientes, relacionamentos e parcerias, veja seu cliente não só apenas como um ser pagante mas também como um parceiro.

16-Fotos invisíveis

Fotos são feitas para serem vistas. Uma foto na gaveta ou numa pasta de computador perdida em algum HD não tem valor algum, fotos foram feitas para serem vistas e não escondidas, não tem porque o melhor de seu trabalho ficar longe dos olhos do público. Mostre seu trabalho sempre que puder, eu já perdi a conta do numero de perfis que tenho em diversos sites de design, fotografia, moda e redes sociais. Além disto tenho sempre um pequeno portfólio tamanho 10x15cm que é uma réplica do meu portfólio 24x30cm, o pequeno folio como gosto de chamar. Meu mini portfólio. Mantenho sempre comigo e apresento sempre que posso. Se você tem um Iphone, Ipad, ou qualquer um destes gadgets super legais, deve ter uma cópia de seu portfolio com você. Vários de meus clientes chegaram até mim por que viram uma foto que fiz em algum lugar. Participar de concursos sérios, nacionais e internacionais, é também uma ótima opção para divulgar o seu trabalho.
Bom, seja qual for a forma que você encontrar para expor o seu trabalho não deixe de expor, tenha orgulho de suas fotos, por mais auto crítico que você possa ser não esconda o seu trabalho.

17- Não se irrite

Não adianta, depois de quase 20 anos trabalhando com fotografia eu percebi o quanto somos incompreendidos, quantas vezes eu escutei pérolas como, “…ah porque tão caro, é só apertar um botão” “…este negócio de fotografia é moleza, fica vendo mulher pelada o dia todo” “…Queria convidar você para minha festa, não esquece a camera” “…fotografo? Mas você tem alguma profissão séria?” “…filho eu acho ótimo que você queira ser um fotógrafo, mas faz uma faculdade de engenharia caso não de certo como fotografo, ok?” Entre outras maravilhas que todos nós escutamos ou vamos escutar, sempre que eu preencho um formulário, nossa profissão nunca está entre os menus de escolha. Eu sinceramente perdi muito tempo, e fiquei com raiva várias vezes por ter escutado estes absurdos, mas a verdade é que existe esta idéia sobre nossa profissão que é hobby de muitos e tão corrompida por outros péssimos profissionais. Porém, eu posso te dizer, que não adianta nem se preocupar com estas coisas, não adianta ficar irritado ou perder tempo explicando para pessoa que você não fica tirando fotos de mulher pelada todos os dias. Eu sinceramente hoje quando escuto este tipo de coisa eu dou risada e acho graça e praticamente ignoro. Estas pessoas muitas vezes não vão ter influência direta em meu trabalho e muito menos pagam as minhas contas. Não é fácil, mas aprender a ponderar e não se irritar com estes pequenos comentários é melhor do que ficar debatendo com alguém. Treine o seu lado zen e não leve isto tão a sério.

18-Bom senso

Quem acompanha o Fotobusiness sabe que eu sempre falo de bom senso, pois acredito que é algo esquecido por muitos, porém fundamental para todos. Ás vezes eu penso que muitos dos problemas do mundo é uma falta geral de bom senso. Quando eu vejo uma notícia de que alguém deu um tiro em alguém por causa de briga de trânsito eu penso, meu Deus, onde esta o bom senso destas pessoas? Será que se a pessoa tivesse parado para pensar antes, e visualizasse que se ele, sair do carro armado e der um tiro na outra pessoa ele não só esta acabando com a vida dele e da família dele, mas também estaria acabando com a vida do outro e da família dele? Que é bem melhor ele deixar pra lá chegar em casa e chutar um saco de pancadas ou escutar um pouco de música, brincar com os filhos dele e esquecer tudo? Este ato de parar para pensar antes de se fazer algo é o que eu defino como bom senso. Quando eu digo para ter bom senso em algo é simplesmente disto que estou falando. Pare e pense no que aquela ação pode gerar, simples! Algumas coisas não são segredos, se você não gosta de receber centenas de emails de propaganda seus clientes também não gostam, use o bom senso, não adianta mandar centenas de emails todas as semanas para os mesmo clientes, não adianta ficar ligando toda hora cobrando do seu cliente se ele já tem resposta do orçamento, ou ficar usando o seu twitter profissional para chacotas de torcida, ou para reclamar de um cliente mala, use o bom senso nestas horas. Pare e pense, simples assim.

19-Entusiamo

Não existe nada pior que contratar alguém que não tenha entusiasmo no que faz. Felizmente eu nunca me deparei com nenhum fotógrafo sem entusiasmo, já me deparei com fotógrafos cansados. Um fator comum entre todos nós é a paixão pelo que fazemos. Mas apesar de eu achar isto ótimo eu tenho que confessar algo, sempre que me deparo com um texto em um website de um fotógrafo dizendo o quanto ele ou ela ama o que faz e o quanto ama a fotografia… Bom, por mais que eu sinta sinceridade, isto não me convence muito. O entusiasmo para mim deve ser medido no dia a dia e quem tem que perceber isto é o seu cliente. Vai ser na forma que você se coloca na hora de trabalhar que vai realmente mostrar o quanto você esta entusiasmado com o que faz. Muitas vezes o seu cliente quer que você foque aquele entusiasmo no projeto dele. Eu sugiro que melhor do que fazer uma declaração aberta de amor a fotografia e mostrar o quanto você gosta de trabalhar com pessoas criativas e transformar idéias em imagens, o quanto você tem interesse em trabalhar com determinada pessoa ou empresa e não somente trabalhar para qualquer empresa ou qualquer pessoa. O seu entusiasmo deve ser mostrado no seu dia a dia.

20-Construindo uma visão e um nome

Lembre-se sempre que não existe atitude isolada. Tudo o que você faz tem um propósito. Se você está começando uma carreira, você deve saber que mais do que estar investindo em um novo negócio, mais do que estar seguindo uma paixão, você está construindo uma visão e um nome. Todos nós queremos chegar em um ponto onde alguém vê uma foto nossa e na hora sabe quem é o autor. Assim como reconhecemos o estilo de outros fotógrafos, mestres nesta arte que tanto amamos e tanto nos dedicamos. Talvez seja um pouco de ambição nossa, mas e dai? Porque não podemos ter esta ambição? Sim eu quero que minha obra seja reconhecida, isto não é crime nem vergonha. Estamos construindo uma visão e um nome e ambos devem sempre andar juntos. Muitas vezes nossa visão vai prevalecer sobre nossos nomes, tudo bem, mas a nossa visão ficará para sempre. Nossa visão, construímos com talento, amor, sabedoria e inspiração. Nosso nome, construímos com dedicação, empenho, comprometimento, competência, parcerias, entre outros. Algumas vezes você vai querer desistir de tudo, muitas vezes vai ficar cansado de tanto trabalho, pouco tempo, muita encheção, pouco respeito… mas tudo bem faz parte de qualquer trabalho, por isto não desista nunca, mesmo quando desistir for a opção óbvia, continue construindo a sua visão e o seu nome.

Boas fotos e bons negócios.